Obras literárias

Quantos livros podem ser escritos sobre o legado de Malba Tahan? Aí estão as quatro  primeiras obras literárias brasileiras sobre o nosso autor. Muitas outras haverão de vir para esta página. Histórias infantis, jogos, práticas de ensino, cultura área, moral judaico-cristã, criatividade e bom humor… Existem muitos temas para aprofundamento. Tão logo seja produzido um novo livro sobre Malba Tahan, ele será honrosamente publicado aqui e em nossas “Boas notícias”!

Malba Tahan – Episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem


Livraria da Física,  2013.
Moysés Gonçalves Siqueira Filho

O autor, professor Moysés Siqueira Filho, pesquisou o acervo documental e bibliográfico do escritor para compreender a construção do autor-personagem Malba Tahan, criado pelo carioca Júlio César de Mello e Souza, nos idos de 1925. Antes da publicação do livro, a pesquisa gerou a tese de doutorado do Prof. Moysés, pela FE-UNICAMP, intitulada: “Ali Iezid Izz-Edim Salim Hank Malba Tahan: Episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem” em 2008.

Malba Tahan e a Revista Al-Karismi (1946-1951) – Diálogos e Possibilidades


Paco Editorial, Jundiaí, 2016
Cristiane Coppe; Mirian Maria Andrade; Odaléa Aparecida Viana;
Vlademir Marim (Orgs.)

Reunião de oito artigos sobre Malba Tahan e especialmente sobre a Revista Al Karismi de Malba Tahah, como por exemplo: “Praça da Matemática”, “Malba Tahan e a história da educação Matemática”, “Quadrado não é losango?: Uma análise da argumentação apresentada na revista Al-Karismi” e “Revista Al-Karismi: Concepções em relação à formação do professor de matemática”.

Malba Tahan – Episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem


Livraria da Física,  2013.
Moysés Gonçalves Siqueira Filho

A Educação Matemática deve contemplar o conhecimento matemático atual, como ele se manifesta no dia a dia, e tratar não apenas do aspecto utilitarista, mas das formas de arte relacionadas com a Matemática, tão atrativas para os jovens. A obra apresenta contribuições sobre de Malba Tahan para a Educação Matemática, a saber:

  • Matemática em Cena: imaginário, matemática e transdisciplinaridade na história da Educação Matemática brasileira. Autora: Cristiane Coppe de Oliveira
  • Mello e Souza e Malba Tahan: caminhos que se entrecruzam em uma trajetória acadêmico-profissional. Autor:Moysés Gonçalves Siqueira Filho.
  • Malba Tahan e o Teatro: experiências teatrais a partir de O Homem que Calculava. Autor:Atílio Bari.

Diálogos Pedagógicos: Malba Tahan e a Interdisciplinaridade.
Possibilidades com a história da Educação Matemática no Ensino Fundamental

Grupo Átomo Alínea, 2014
Cristiane Coppe de Oliveira e Vlademir Marim (Orgs)

Primeiro livro da série Cadernos de Diálogos Pedagógicos, propõe o encontro de pesquisas desenvolvidas junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, consolidando ideias envolvidas em projetos de mestrado e de pesquisa. Este caderno foca a contextualização da Matemática, da História da Educação Matemática e do processo de ensino e de aprendizagem, a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas no discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan, encontradas na Revista Al-Karismi (1946-1951), dentro de uma perspectiva interdisciplinar. A proposta busca colaborar com a construção de um ambiente de investigação propício para o pensar matemático e suas relações com o contexto sociocultural dos estudantes. Busca também contribuir com a utilização da História como recurso que orienta a compreensão dos conteúdos disciplinares, tangenciando temas interdisciplinares, legitimando a voz dos educandos, como sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem, e tornando a Matemática divertida, curiosa e prazerosa, bem ao estilo malbatahanico.