Teses, Dissertações e Monografias

Apresentam-se nesta sessão teses, dissertações e monografias exclusivamente sobre Malba Tahan. Deseja-se reunir, aqui, todos os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso de Doutorado, Mestrado e Gradução Superior, sobre o célebre professor de Matemática.  Muitas outras produções acadêmicas serão acrescentadas à presente relação de trabalhos. Agradecemos, desde já, o envio de trabalhos. Espera-se que a reunião desses estudos e reflexões possa servir a todos. Espera-se também mostrar o quanto é importante o trabalho dos pesquisadores de Malba Tahan no Brasil.

Registros do Acervo de Júlio César de Mello e Souza: Rede de contatos em fundos de documentação pessoal

Claudiana dos Reis de Souza Morais

“Realização de um estudo a partir do Arquivo Pessoal de Júlio César de Mello e Souza. Este acervo pertence ao Centro de Memória da Educação da Unicamp, o CME (Unicamp) e denomina-se “Fundo documental Malba Tahan”. O titular deste acervo, Júlio César de Mello e Souza, conhecido também pelo pseudônimo Malba Tahan, foi professor, escritor e conferencista. Além disso, atuou na carreira acadêmica e publicou obra s caracterizadas como didáticas e úteis a professores e alunos de matemática Durante seu percurso como professor e escritor reuniu documentos de variadas naturezas. Estes documentos hoje compõem o acervo pessoal do atual Fundo Documental Malba Tahan, no CME/FE – Unicamp.”

Dissertação de Mestrado, 2017
Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas

http://repositorio.unicamp.br/…PDF

As contribuições de Malba Tahan ao ensino da Matemática

Graziele Taise Michailoff

Neste trabalho, abordamos as ideias de Malba Tahan, que busca dar significado à Matemática, dentre outras maneiras, através da ludicidade e de histórias matemáticas. O principal objetivo do trabalho está na possibilidade de contribuir para que professores possam redescobrir novos modos de ensinar Matemática e para que o ensino desta disciplina se torne mais prazeroso e interessante.

Monografia para Licenciatura em Matemática, 2009
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões

http://www.uricer.edu.br/…PDF

Malba Tahan: história de vida e contribuições ao ensino da matemática.

Alexandro Fernandes dos Santos

“Não temos dúvidas que, o livro preferido de Malba Tahan era “À Sombra do Arco-Íris”, porém, o seu livro mais famoso é “O Homem que Calculava”, que se encontra na 85ª edição, vendeu mais de dois milhões de exemplares, foi traduzido para o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol e o catalão. O homem que calculava e seu protagonista lendário Beremiz Samir, que sempre busca resolver os desafios matemáticos com lógica e sem fórmulas decoradas, utilizando elementos do cotidiano para realizar seus desafios apresentados na sua jornada aventureira.”

Monografia de Licenciatura em Matemática, 2016
Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

https://monografias.ufrn.br/…PDF

Malba Tahan e a Revista Al-Karisme: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no Ensino Fundamental.

Leonardo Silva Costa

“O discurso do Professor Júlio César, o Malba Tahan, situado numa concepção de matemática proposta em uma cultura e momento histórico definidos, corrobora sua busca constante pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos em construir ideias matemáticas, em detrimento de uma excessiva memorização e abstração de técnicas, regras e cálculos, o que torna essa ciência mais viva e agradável a eles.”

Dissertação de Mestrado, 2015
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal de Uberlândia

http://www.infis.ufu.br/…PDF

Contribuições didáticas de Malba Tahan para o ensino de Matemática

Alexandro José Correia Scopel

“Podemos notar seu intenso interesse em humanizar o ensino de matemática e, para alcançar tal objetivo, discorria sobre a necessidade de se fazer uma abordagem alegre e viva para o ensino da matemática, ressaltando que este não deve ser praticado como se os temas referentes a esta disciplina fossem algo estanque que se encontra acabado e cristalizado há gerações.”

Dissertação de Mestrado, 2010
Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

http://www.biblioteca.pucminas.br/…PDF

Literatura e Matemática: o homem que calculava, de Malba Tahan

Maurílio Antônio Valentim

“Assim Malba Tahan não surgiu em um passe de mágica ou de um conto de mil e uma noites, ele é fruto de um trabalho de investigação e estudo de uma profunda influência dos acontecimentos e fatos durante sua vida. Ele aborda, em suas obras, a religião, a moral cristã, as formas narrativas dos contos, as leis, as artes, a matemática, a política, os significados e valores próprios da cultura árabe.”

Dissertação de Mestrado, 2010
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

A etnomatemática no ensino médio e a práxis do professor

José Carlos Nogueira

“MalbaTahan é lembrado pela sua forma diferente de ensinar, pois dedicou parte de seus escritos à didática da matemática; era conhecido pela forma diferente de ensinar. Os educadores do presente, não o conhecem por falta de informação. Falta alguém que os apresente. Acreditamos ser necessário resgatá-los através de seus escritos.”

Dissertação de Mestrado, 2009
UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo

http://unisal.br/…PDF

Praça da Matemática: as faces da história na construção de um monumento

Augusto Cesar Aguiar Pimentel

“Malba Tahan promoveu, entre seus alunos, um concurso para a escolha do melhor projeto. O concurso foi realizado entre os acadêmicos de arquitetura e o prêmio oferecido pela Prefeitura de Itaocara foi a quantia de quinhentos mil réis.”

Dissertação de Mestrado, 2008
Mestrado Profissional em Ensino da Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

https://tede2.pucsp.br/…PDF

Ali Iezid Izz-Edim IBN Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem

Moysés Gonçalves Siqueira Filho

“Em 1951, pelo menos quinze obras estavam sendo publicadas. Seis delas, incluindo a 3ª edição das Tábuas Completas e a 1ª edição de Matemática Suave e Divertida, pela Editora Aurora. Sete outras, incluindo a 1ª edição do fascículo 2 do Dicionário Curioso e Recreativo da Matemática, pela Editora Conquista, e a 1ª edição de Lendas do Bom Rabi, pela Editora Saraiva. Além dos livros, Mello e Souza, neste mesmo ano, publicaria o oitavo número de sua revista Al-Karismi, pela Editora Ao Livro Técnico, e lançava o primeiro número da Revista Damião.”

Tese de Doutorado, 2008
Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas

http://repositorio.unicamp.br/…PDF

A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan

Cristiane Coppe de Oliveira

“A obra A sombra do arco-íris esconde uma riqueza mítica que nos proporciona uma interpretação mais aprofundada sobre o mito reitor pessoal de Júlio César de Mello e Souza. Na apresentação do livro há uma grafia árabe como título original que significa “As sete sombras da vida”, dando a entender ao leitor que a obra terá um enfoque voltado para o destino do ser humano. – O que o nosso mundo ousa perceber!”

Tese de Doutorado, 2007
Faculdade de Educação
Universidade de São Paulo

http://www.teses.usp.br/…PHP

A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade

Juraci Conceição de Faria

“Ao escrever O Homem que Calculava, o Prof. Mello e Souza/escritor Malba Tahan cuidou interdisciplinarmente de cada palavra e frase, de cada história e de cada conteúdo matemático que seria explorado nos mais diversos problemas que Beremís Samir teria que resolver ao longo de sua viagem de visita a Bagdá.”

Dissertação de Mestrado, 2004
Pós-Graduação em Educação
Universidade Metodista de São Paulo