Artigo

Júlio César de Mello e Souza e a Educação Matemática

“Assim, fica claro que um dos seus propósitos fundamentais era o combate ao formalismo e rigor inapropriado que reinava dentro da sala de aula (conjuntura que ele taxava de “algebrismo”), tanto em relação ao conteúdo matemático, quanto ao comportamento do professor e dos alunos. Sua arma principal era o do...

read more

Malba Tahan: um ator na cena da escola

“Seus princípios, tão diferentes no modo de dar aula, são bem simples e o próprio Malba se encarregou de enunciá-los no livro Antologia da Matemática: “Deve-se ensinar bem o fácil, o que é básico e fundamental; insistir nas noções conceituais importantes; obrigar o estudante a ser correto na linguagem, seguro...

read more

Três breves histórias sobre Malba Tahan

“Mello e Souza e suas parcerias, por meio de suas produções, inserir-se-iam em um contexto histórico de transformação e carregariam os valores de um discurso eminentemente político, balizados, sobretudo, pelos princípios das reformas educacionais modernizadoras.”   Três breves histórias sobre Malba Tahan Moysés Gonçalves Siqueira Filho http://www.apm.pt/files/177852_C58_4dd79de2c70a5.pdf

read more

Malba Tahan: homem e personagem

“Seus trabalhos envolvendo literatura e matemática são reconhecidos ainda hoje pela linguagem intrigante, envolvente e que gera o sentimento de sempre estar a descobrir algo novo. Essa ligação entre os saberes poéticos e exatos fizeram de Malba Tahan um dos mais reconhecidos literatos da linha infantil.”   Malba Tahan: homem...

read more

Leitura e Matemática: potencializando textos de Malba Tahan na forma de materiais curriculares educativos

Percebemos com certa frequência, nas falas dos professores, que há muita dificuldade no planejamento para conciliar a disciplina de matemática com materiais curriculares diferentes, além do livro didático. Em vista disso, a tarefa que faz parte desse material curricular educativo, é ajudar o professor com elementos retratados do texto de...

read more

O Ensino Médio e a álgebra: uma abordagem inspirada em Malba Tahan e apoiada por jogos e pela informática educativa

Para sua primeira aula, Malba Tahan escolheu o estudo dos “métodos obsoletos” de ensino, comparativamente aos “métodos progressistas”, e para surpresa geral, ouvimos o mestre recomendar que, em nossas salas de aula, nos utilizássemos de laboratório de ensino de Matemática, de jogos Matemáticos, de redescoberta, do raciocínio heurístico, de resolução...

read more