Doação de Fotos para o Acervo da UNICAMP

No dia 17 de setembro de 2020, anunciamos em nosso facebook que o Acervo de Malba Tahan da Faculdade de Educação da UNICAMP recebeu uma doação feita por Mário Aizen, filho do editor e jornalista Adolfo Aizen, de duas fotografias que retratam a visita de Malba Tahan à Editora Brasil-América em novembro de 1966.

Adolfo Aizem, segundo sua página na Wikipédia, foi fundador da Editora Brasil-América e ficou conhecido por ser um dos principais nomes na publicação de histórias em quadrinhos norte-americanas no Brasil. Trazendo para nós obras como Mandrake, Tarzan, Dick Tracy, Príncipe Valente e Flash Gordon.

A foto está sob um fundo branco, uma foto antiga em preta e branco, possui um grupo de 18 pessoas reunidas olhando para frente e para câmera sorrindo para o fotógrafo, as pessoas estão distribuídas nos degraus de uma escada com algumas pessoas em cada degrau. Ao centro com seu terno preto está o professor, Malba Tahan, com boa postura com as mãos cruzadas atrás do corpo. Ao seu redor, contrastando com a roupa preta do professor, um conjunto, em sua maioria de mulheres entre 30 e 60 anos, usando roupas claras, finamente vestidas, no último degrau existem 2 senhores de terno cinza na ponta esquerda, e um rapaz de roupa branca na ponta direita. O grupo se reúne na entrada de uma construção, a Editora Brasil-América, estão numa escada ladeada por um jardim de plantas com grandes folhas. Ao fundo um par de pilastras cilíndricas que vão do chão, passam a laje do piso do segundo andar e seguem em direção ao teto, no primeiro andar mais ao fundo ao lado direito um portão de painéis de vidro com molduras em alumínio e ao lado esquerdo uma escada que leva ao segundo piso. No segundo piso existe em grandes letras parafusadas na parede, os dizeres "Editora Brasil-América" no alto à esquerda da parede, e à direita uma fachada de com portas em painéis de vidro moldurados com alumínio, sendo protegidos na frente, no primeiro plano, por uma grade baixa de alumínio.

Malba Tahan está a frente de um grupo de senhoras, tendo sua esposa, Nair de Mello e Souza, a sua direita, em um degrau atrás, e no alto, também a direita de Malba Tahan, o dono da editora, Sr. Adolfo Aizen, que muitas histórias publicou durante décadas em nosso país.

Uma das fotografias (acima) registra a visita de Malba Tahan à Editora Brasil-América, em 9 de novembro de 1966.

Agradecemos enormemente ao Mário Aizen pela doação.

Nós do site do Malba Tahan gostaríamos que muitos outros documentos fossem reunidos ao acervo do escritor.
E contamos com novas doações!

#ParaCegoVer esse post possui recurso de texto alternativo.

One thought on “Doação de Fotos para o Acervo da UNICAMP

  1. Maria Lucia Batista, amiga de Mario Aizen

    Vale destacar a presença do Sr. Adolpho Aizen no alto, a esquerda, a de Nair de Mello e Souza, esposa de Malba Tahan, na segunda fila, na ponta esquerda, e do lado esquerdo de Malba Tahan, a esposa do Sr. Adolpho.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *