O Brasil homenageia Dia da Matemática, 6 de maio

Além da já divulgada Malbatemática, promovida pelo GEPEMAI/Unicamp, neste mês de abril e começo de maio de 2018 os institutos de matemática e instituições de ensino em geral, de todo o Brasil, promovem eventos e atividades especiais em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, 06 de maio, data de nascimento de Malba Tahan. Se a sua instituição de ensino comemorou ou vai comemorar este dia, envie um e-mail para malbatahan@malbatahan.com.br para podermos registrar e divulgar o seu evento.

Veja abaixo alguns desses eventos.

 

UERJ – Rio de Janeiro (RJ)

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro promove a II Semana do Matemático em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, onde futuros Bacharéis em Matemática ou Professores de Matemática (Licenciados, Especialistas ou Mestres)e alunos da UERJ divulgarão resultados, ainda que parciais, de seus Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias ou Dissertações.

Realização: IME, UERJ, Mategramática, Especialização em Aprendizagem em Matemática

De 7 a 9 de maio de 2018
Instituto de Matemática e Estatística – IME
UERJ  – Pavilhão Reitor João Lyra Filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – 6º andar – Maracanã
http://ii.semanadomatematico.ime.uerj.br/

 

USP – São Paulo (SP)

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática e devido ao sucesso das edições anteriores, o CAEM – Centro de aperfeiçoamento do ensino de matemática da Universidade de São Paulo realizará, nos dias 4 e 5 de maio, a VIRADA MALBA TAHAN 2018. Aberta a todo o público e inspirada na vida e obra do Prof. Julio Cesar de Mello e Souza – o criador de Malba Tahan e autor do livro “O homem que calculava”- a Virada contará com diversas atividades, tais como oficinas, palestras, exposições e atividades culturais.

Realização: AEM – Centro de aperfeiçoamento do ensino de matemática – USP

4 e 5 de maio
CAEM – USP – Rua do Matão, 1010 sala 167 – bloco B
https://www.ime.usp.br/caem/malba_index.php
http://matematicaef2.blogspot.com.br/2018/04/virada-malba-tahan-04-e-05-de-maio-de.html

 

UNEB – Salvador (BA)

Universidade do Estado da Bahia promove o Seminário de Matemática – Comemoração do Dia do Matemático. A programação do evento conta com atividades informativas, a exemplo de palestras e minicursos, com a finalidade de proporcionar a troca de conhecimento entre docentes e discentes, celebrando o Dia do Matemático no Brasil (6 de maio).

Realização: Grupo de Extensão e Pesquisa em Matemática Aplicada (GEPMAT)

5 de maio de 2018 – 08:00 h – 18:00 h
Auditório José Rocha Laranjeiras, no DCET do Campus I da UNEB
https://portal.uneb.br/noticias/?uneb-agenda=seminario-de-matematica-comemoracao-do-dia-do-matematico

 

UFTM – Uberaba (MG)

O Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro promoverá em 07 de maio o Dia da Matemática com o objetivo de divulgar a importância da matemática e assim incentivar estudantes e professores a cultura e o saber, principalmente o matemático. A data deve também levar a uma reflexão em torno da educação.

Entre as atividades está programada a palestra: “Valores e significados nas obras de Malba Tahan para a Educação Matemática” da Profa. Cristiane Coppe de Oliveira (UFU/FEUSP)

Realização: Departamento de Matemática / ICENE / UFTM

07 de maio de 2018 – 19h – 22h40
UFTM – Univerdecidade
https://www.sympla.com.br/dia-da-matematica__272956

 

IFS – Aracaju (SE)

O Instituto Federal de Sergipe inovou na comemoração do Dia da Matemática este ano, promovendo uma competição: Desafio Math Day. A competição consiste no desenvolvimento por professores e alunos do IFS de protótipo de produtos educacionais voltados ao ensino da matemática no contexto da educação inclusiva, que é aquela voltada às pessoas com algum tipo de deficiência. Os autores dos melhores projetos farão uma oficina sobre “Criatividade e Inovação na Educação” para aprimorarem seus trabalhos.

Realização: Midea, Licenciatura em Matemátiita IFSE, Napne, IFSE – Campus Aracaju

 

Inscrições, abertas até 25 de maio de 2018
http://ifs.edu.br/ultimas-noticias/279-destaque/6800-desafio-de-matematica-estimula-criacao-de-prototipos-de-produtos-aplicaveis-a-educacao-inclusiva

 

UPE – Nazaré da Mata (PE)

A Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, promove nos próximo dias 7, 8 e 9 de maio a Semana da Matemática  que contará com oficinas, palestras, minicursos, mesa redonda, comunicação oral e nesse ano, teremos uma novidade, apresentação de pôsteres pelos alunos de licenciatura da UPE.

De 7 a 9  de maio
UPE – Campus Mata Norte – Rua Amaro Maltês de Farias
http://upe.br/matanorte/a-upe-divulga-a-data-da-semana-de-matematica/

 

IFCE – Caucaia (CE)

O Insituto Federal do Ceará, Campus Caucaia celebra o Dia da Matemática com programação que inclui palestra, minicursos, mesa-redonda, debate, sorteio de brindes entre outras interações. Uma das atividades será a leitura do texto sobre o Dia Nacional da Matemática, do educador brasileiro Malba Tahan, aproximando ainda mais os presentes ao sentido da data.

De 2 a 4 de maio de 2018
IFCE – Campus Caucaia – Rua Francisco da Rocha Martins, S/N – Bairro Pabussu.
http://ifce.edu.br/caucaia/noticias/ifce-caucaia-celebra-dia-da-matematica

 

UFVJM – Mucuri, Teófilo Otoni MG

No próximo dia 8 de maio, o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Campus Mucuri, Teófilo Otoni MG, estará comemorando o Dia Nacional da Matemática juntamente com seus alunos e professores. Onde faremos uma exposição sobre os projetos que são executados no curso, jogos matemáticos e também a exposição da história do nosso brilhante Malba Tahan. Acontecerá no prédio de aulas de 18h às 21h.

Dia 8 de maio de 2018
UFVJM – Campus Mucuri, Teófilo Otoni MG
http://www.ufvjm.edu.br/

 

CE São Sebastião – Pau a Pique, Casa Nova (BA)

Durante o mês de Maio de 2018 o Centro Educacional São Sebastião em Pau a Pique, Casa Nova, Bahia, está desenvolvendo um Projeto – Gincana da Matemática -, onde a primeira etapa é uma exposição dos cartazes falando sobre Malba Tahan e o Dia Nacional da Matemática. “Os cartazes foram confeccionados na própria escola, pelos alunos do 7°, 8° e 9° anos!” nos relata com orgulho a professora Adriana Ferreira da Silva.

Clique aqui e veja as imagens da exposição em Pau a Pique, Casa Nova (BA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *