Professor Lorenzato apresenta em vídeo a obra de Malba Tahan

O professor Sergio Lorenzato fala-nos em vídeo sobre Malba Tahan. No vídeo, dividido em quatro partes, Lorenzato apresenta a vida e obra do autor, sua luta contra os “albebristas” e sua didática divertida e curiosa presente no livro “O homem que calculava”. Revela-nos ainda mais, especialmente sobre as “lições de vida” do escritor. Vale conferir.

Como um relato testamento a todos os seus alunos e ex-alunos, e a todos os estudiosos da Educação Matemática e leitores de Malba tahan, com mais de 60 anos de magistério, o professor Sergio Apparecido Lorenzato fala-nos em vídeo da biografia e das obras de Malba Tahan, de sua luta contra os “albebristas” e de sua didática divertida e curiosa, exemplificado em um quadro-negro alguns problemas do livro O homem que calculava.

Ex-aluno de Malba Tahan, com terna admiração por seu antigo professor, mostra-nos seu caderno de estudos e a dedicatória que recebeu do autor. Professor de Matemática da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do grupo de pesquisa GEPEMAI, Lorenzato revela-nos ainda, ao final, que, além “da matemática e da educação”, “do científico e do pedagógico”, acham-se “lições de vida” em todos os contos Malba Tahan. Justiça, misericórdia, fraternidade, compaixão e amor ao próximo, entre tantos outros temas, sempre estão presentes nas narrativas do escritor.

Ao ensinar Matemática ou em qualquer de suas histórias, o escritor transmite valores morais e da bondade humana. Talvez por essa característica Malba Tahan tenha conquistado o bem querer de todos e por tanto tempo. Talvez por isso tenha quase se tornado uma lenda. Assista ao vídeo do professor Lorezanto e conheça ainda mais Malba Tahan.

Veja mais:

Vida e obra de Malba Tahan pelo prof. Sergio Lorenzato em vídeo

2 thoughts on “Professor Lorenzato apresenta em vídeo a obra de Malba Tahan

  1. Valderlândio de Araújo Pontes

    Parabéns pelo vídeo, muito bom o relato, me identifiquei bastante com algumas partes do vídeo, em alguns momento fiquei até emocionado. Vou compartilhar com os colegas de trabalho. Sou professor de Matemática da rede pública do estado do Maranhão há mais de 20 anos e atualmente estou desenvolvendo uma dissertação de Mestrado Profissional em Matemática com o título “Materiais Concretos: Um estratégia para ensino aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no ensino médio. Confesso que fiquei mais motiva a caminhar em direção à educação matemática.

    Reply
    1. Admin Post author

      Caro Professor Valderlândio, não esqueça de nos avisar quando a sua dissertação for publicada para divulgarmos.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *