Teses, Dissertações e Monografias

Apresentam-se nesta sessão teses, dissertações e monografias exclusivamente sobre Malba Tahan. Deseja-se reunir, aqui, todos os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso de Doutorado, Mestrado e Gradução Superior, sobre o célebre professor de Matemática.  Muitas outras produções acadêmicas serão acrescentadas à presente relação de trabalhos. Agradecemos, desde já, o envio de trabalhos. Espera-se que a reunião desses estudos e reflexões possa servir a todos. Espera-se também mostrar o quanto é importante o trabalho dos pesquisadores de Malba Tahan no Brasil.

A biblioteca e o arquivo feitos obra: a publicação das antologias do Bom Professor de Malba Tahan.

LEANDRO PIAZZON CORRÊA

” Esta pesquisa trata dos meios e recursos utilizados por Malba Tahan na composição e publicação dos livros A arte de ser um perfeito mau professor, O professor e a vida moderna, O mundo precisa de ti, professor, Antologia do bom professor, Roteiro do bom professor e Páginas do bom professor, lançados através da extinta Editora Vecchi, entre 1967 e 1969. Malba Tahan é o pseudônimo do professor, engenheiro, escritor e palestrante Júlio Cesar de Mello e Souza, reconhecido como popularizador e divulgador da matemática no Brasil através de manuais e livros didáticos, e também pela criação de contos com temática oriental e de moral religiosa. Ao longo de sua carreira, publicou mais de 120 livros, lecionou em importantes instituições de ensino, ministrou muitos cursos e palestras de temas variados, além de ter atuado em defesa dos hansenianos no Brasil. Por conta dessas atividades, acumulou uma série de documentos, que constituiu um arquivo pessoal.”

Dissertação de Mestrado, 2020
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Álgebra e a Revista Al-Karismi (1946 – 1951): um estudo histórico- bibliográfico

Carlos Antonio Rezende Filho

“O presente trabalho tem como objetivo analisar as ideias e dimensões da álgebra para o Ensino Fundamental, apresentadas na Revista Al-Karismi (1946-1951) e verificar se o discurso pedagógico de Malba Tahan contra o algebrismo está evidenciado nos textos publicados no periódico. Essa pesquisa é definida como qualitativa de análise documental. Neste contexto, nos apoiaremos nas concepções de Nóvoa (1997), que ressalta a importância da análise de periódicos no campo educacional, e na proposta de Catani (1989), que recomenda um exame da produção de todos os anos do ciclo dos periódicos.”

TCC Licenciatura em Matemática – Ituiutaba – MG – 2017
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Curso de Matemática
Universidade Federal de Uberlândia

ALGEBRISMO E O ENSINO DE FUNÇÕES: Uma proposta didática para a Educação de Jovens e Adultos

Carlos Antonio Rezende Filho

“O presente trabalho, de cunho qualitativo, possui como objetivo apresentar reflexões sobre o discurso pedagógico de Malba Tahan, acerca do algebrismo e seu combate, apropriando dessa crítica ao ensino de álgebra da época, a fim de elaborar uma proposta didática que auxilie no conceito de função para turmas do primeiro ano, a nível de Ensino de Médio, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como aporte as especificidades dessa modalidade. Para tal, apresenta-se um recorte da vida e obra do professor Mello e Souza, de modo a apropriar do seu discurso pedagógico contra o algebrismo.”

Dissertação de Pós-Graduação, 2020
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Problemas recreativos na obra O homem que calculava, de Malba Tahan, e a resolução de problemas

Clarice Segantini

Investigação das apropriações e representações de um grupo de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Nestor Gomes” diante dos problemas extraídos do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, em um ambiente de resolução de problemas. Apresenta um breve histórico sobre a resolução de problemas e exibe importantes matemáticos divulgadores da matemática recreativa. Um estudo de caso de natureza qualitativa. Um relata de que os problemas selecionados abrangem aspectos culturais e sociais, para além dos conceitos matemáticos.

Dissertação de Mestrado, 2015
Universidade Federal do Espirito Santo

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/186648/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Clarice%20Segantini.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pedagogia de Malba Tahan na formação de professores e no ensino-aprendizagem de Matemática

Meily Cassemiro Santos

“Em especial, o tema Método de Ensino apresenta cinco propostas: o método heurístico, o método do laboratório, o método eclético moderno (com caderno dirigido), os jogos de classe e as recreações matemáticas (história e folclore da Matemática). As suas principais características, as vantagens e as desvantagens são explicadas por Malba Tahan que busca auxiliar os professores a ensinar de modo mais divertido, curioso e agradável.”

Dissertação de Mestrado, 2017
Escola de Engenharia de Lorena
Universidade de São Paulo, USP

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29032017-094700/publico/PED16009_C.pdf

Registros do Acervo de Júlio César de Mello e Souza: Rede de contatos em fundos de documentação pessoal

Claudiana dos Reis de Souza Morais

“Realização de um estudo a partir do Arquivo Pessoal de Júlio César de Mello e Souza. Este acervo pertence ao Centro de Memória da Educação da Unicamp, o CME (Unicamp) e denomina-se ‘Fundo documental Malba Tahan’. O titular deste acervo, Júlio Cesar de Mello e Souza, conhecido também pelo pseudônimo Malba Tahan, foi professor, escritor e conferencista. Além disso, atuou na carreira acadêmica e publicou obras caracterizadas como didáticas e úteis a professores e alunos de matemática. Durante seu percurso como professor e escritor reuniu documentos de variadas naturezas. Estes documentos hoje compõem o acervo pessoal do atual Fundo Documental Malba Tahan, no CME/FE – Unicamp.”

Dissertação de Mestrado, 2017
Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas

http://repositorio.unicamp.br/…PDF

As contribuições de Malba Tahan ao ensino da Matemática

Graziele Taise Michailoff

“Neste trabalho, abordamos as ideias de Malba Tahan, que busca dar significado à Matemática, dentre outras maneiras, através da ludicidade e de histórias matemáticas. O principal objetivo do trabalho está na possibilidade de contribuir para que professores possam redescobrir novos modos de ensinar Matemática e para que o ensino desta disciplina se torne mais prazeroso e interessante.”

Monografia para Licenciatura em Matemática, 2009
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões

http://www.uricer.edu.br/…PDF

A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade

Juraci Conceição de Faria

“Ao escrever ‘O homem que calculava’, o Prof. Mello e Souza/escritor Malba Tahan cuidou interdisciplinarmente de cada palavra e frase, de cada história e de cada conteúdo matemático que seria explorado nos mais diversos problemas que Beremís Samir teria que resolver ao longo de sua viagem de visita a Bagdá.”

Dissertação de Mestrado, 2004
Pós-Graduação em Educação
Universidade Metodista de São Paulo

Malba Tahan: história de vida e contribuições ao ensino da matemática.

Alexandro Fernandes dos Santos

“Não temos dúvidas que, o livro preferido de Malba Tahan era ‘À Sombra do Arco-Íris’ , porém o seu livro mais famoso é ‘O Homem que Calculava’, que se encontra na 85ª edição, vendeu mais de dois milhões de exemplares, foi traduzido para o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol e o catalão. O homem que calculava e seu protagonista, o lendário Beremiz Samir, que sempre busca resolver os desafios matemáticos com lógica e sem fórmulas decoradas, utilizando elementos do cotidiano para realizar seus desafios apresentados na sua jornada aventureira.”

Monografia de Licenciatura em Matemática, 2016
Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

https://monografias.ufrn.br/…PDF

Malba Tahan e a Revista Al-Karisme: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no Ensino Fundamental.

Leonardo Silva Costa

“O discurso do Professor Júlio César, o Malba Tahan, situado numa concepção de matemática proposta em uma cultura e momento histórico definidos, corrobora sua busca constante pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos em construir ideias matemáticas, em detrimento de uma excessiva memorização e abstração de técnicas, regras e cálculos, o que torna essa ciência mais viva e agradável a eles.”

Dissertação de Mestrado, 2015
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal de Uberlândia

http://www.infis.ufu.br/…PDF

Contribuições didáticas de Malba Tahan para o ensino de Matemática

Alexandro José Correia Scopel

“Podemos notar seu intenso interesse em humanizar o ensino de Matemática e, para alcançar tal objetivo, discorria sobre a necessidade de se fazer uma abordagem alegre e viva para o ensino da Matemática, ressaltando que este não deve ser praticado como se os temas referentes a esta disciplina fossem algo estanque que se encontra acabado e cristalizado há gerações.”

Dissertação de Mestrado, 2010
Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

http://www.biblioteca.pucminas.br/…PDF

Literatura e Matemática: o homem que calculava, de Malba Tahan

Maurílio Antônio Valentim

“Assim Malba Tahan não surgiu em um passe de mágica ou de um conto de mil e uma noites, ele é fruto de um trabalho de investigação e estudo de uma profunda influência dos acontecimentos e fatos durante sua vida. Ele aborda, em suas obras, a religião, a moral cristã, as formas narrativas dos contos, as leis, as artes, a matemática, a política, os significados e valores próprios da cultura árabe.”

Dissertação de Mestrado, 2010
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

A etnomatemática no ensino médio e a práxis do professor

José Carlos Nogueira

“MalbaTahan é lembrado pela sua forma diferente de ensinar, pois dedicou parte de seus escritos à didática da matemática; era conhecido pela forma diferente de ensinar. Os educadores do presente não o conhecem por falta de informação. Falta alguém que os apresente. Acreditamos ser necessário resgatá-lo através de seus escritos.”

Dissertação de Mestrado, 2009
UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo

http://unisal.br/…PDF

Praça da Matemática: as faces da história na construção de um monumento

Augusto Cesar Aguiar Pimentel

“Malba Tahan promoveu, entre seus alunos, um concurso para a escolha do melhor projeto. O concurso foi realizado entre os acadêmicos de arquitetura e o prêmio oferecido pela Prefeitura de Itaocara foi a quantia de quinhentos mil réis.”

Dissertação de Mestrado, 2008
Mestrado Profissional em Ensino da Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

https://tede2.pucsp.br/…PDF

Ali Iezid Izz-Edim IBN Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem

Moysés Gonçalves Siqueira Filho

“Em 1951, pelo menos quinze obras estavam sendo publicadas. Seis delas, incluindo a 3ª edição das ‘Tábuas Completas’ e a 1ª edição de ‘Matemática Suave e Divertida’, pela Editora Aurora. Sete outras, incluindo a 1ª edição do fascículo 2 do ‘Dicionário Curioso e Recreativo da Matemática’, pela Editora Conquista, e a 1ª edição de ‘Lendas do Bom Rabi’, pela Editora Saraiva. Além dos livros, Mello e Souza, neste mesmo ano, publicaria o oitavo número de sua revista Al-Karismi, pela Editora Ao Livro Técnico, e lançava o primeiro número da Revista Damião.”

Tese de Doutorado, 2008
Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas

http://repositorio.unicamp.br/…PDF

A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan

Cristiane Coppe de Oliveira

“A obra ‘A sombra do arco-íris’ esconde uma riqueza mítica que nos proporciona uma interpretação mais aprofundada sobre o mito reitor pessoal de Júlio César de Mello e Souza. Na apresentação do livro há uma grafia árabe como título original que significa ‘As sete sombras da vida’, dando a entender ao leitor que a obra terá um enfoque voltado para o destino do ser humano. – O que o nosso mundo ousa perceber!”

Tese de Doutorado, 2007
Faculdade de Educação
Universidade de São Paulo

http://www.teses.usp.br/…PHP