VII SHIAM, Malba Tahan de professor para professor

Entre 17 e 19 de julho de 2019 aconteceu no Centro de Convenções da Unicamp o VII Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática – SHIAM. E foi durante esse evento que o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI-FE/UNICAMP), realizou mais uma Exposição Malbatemática. O tema escolhido para esta edição foi Malba Tahan: de professor para professor. O objetivo dessa exposição foi estabelecer uma relação de historicidade, valoração e significação da ação educativa do professor. Em 1967, Malba Tahan publicou um de seus últimos livros, para o qual escolheu um título muito significativo: “O mundo precisa de ti, professor!”

Concomitante à exposição aconteceu a Mostra de trabalhos de alunos de escolas de educação básica que apresentou produções de professores com seus alunos, em suas escolas,por ocasião do Dia Nacional da Matemática – 6 de maio.

1 – EE Leila Mara Avelino – Sumaré/SP – Professor Rafael

2 – EMEF Oadil Pietrobon – Paulínia/SP – Professora Rosana

3 – Escola LADS – Campinas/SP – Professora Thalita

4 – Escola Municipal João Bezerra Sobrinho – Paranatama/PE – Professor Amauri

5 – Escola Municipal Deputado Joaquim Coutinho – São João /PE – Professor Amauri

6 – CEFEMS “Prof. Leovigildo Duarte Júnior– Sumaré/SP – Professora Márcia

7 – Colégio AZ – Bragança Paulista/SP – Professor Apolo

8 – Escola Professor André Franco Montoro – Piracicaba/SP – Professora Cristiane

Por fim, no dia 19, aconteceu a Conversa Malba Tahan conduzida pelo professor Sergio Lorenzato que destacou aspectos da vida, obra e legado educacional de Julio Cesar de Mello e Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *